08/09/2010 13:57
Ver Tópico
 Imprimir Tópico
Tutorial para posições aleatórias - Facílimo
jorge
#1 Imprimir Mensagem
Enviado em 06/02/2010 15:05

Cabo

Um dos melhores jeitos de manter uma missão ativa no servidor por muito tempo é fazer com que os objetivos não sejam previsíveis.
Aí é que entra os recursos para tornar posições e condições aleatórias.
Vou citar um exemplo de como tornar a missão menos previsível, de modo que a cada vez que você entre na missão, seja obrigado a traçar uma nova estratégia, ou pelo menos, uma nova rota, dificultando o "aprendizado das manhas" e fazendo com que a missão possa ser jogada por várias vezes pelo mesmo grupo sem se tornar monótona.

Posição aleatória:

1 - Para criar alternativas para a posição inicial de uma unidade ou objeto, crie a unidade no editor.
2 - Nas possíveis posições iniciais das unidades e objetos, crie quantas marcas "empty" forem necessárias, sendo uma em cada posição.
3 - Usando a tecla "F2" Group, faça um link entre a unidade ou objeto criado e cada uma das marcas colocadas nas posições aleatórias. E só.

Vejam na imagem abaixo:

img508.imageshack.us/img508/2681/arma22010020613161800.th.jpg

E no vídeo:

http://www.youtub...E58oB-30ME

Imaginem as possibilidades deste simples recurso!

Obs.:
Créditos ao Charlis, que me ensinou essa técnica.
Editado por jorge em 07/02/2010 22:36

dragon44
#2 Imprimir Mensagem
Enviado em 06/02/2010 16:47

Marechal

Excelente Jorge! aproveitei pra hospedar aqui no site esse e os outros tutoriais q vc fez:

Tutorial - Introdução nas Missões

Tutorial - Briefing's e Objetivos

Tutorial - Posições Aleatórias

vlw pela contribuição ;) se tiver mais tutoriais é só postar aqui q com certeza ajudam muita gente!
Antes de postar, leia as Regras do Fórum e as Recomendações.
img294.imageshack.us/img294/3056/armapoint.png
img12.imageshack.us/img12/2149/userbararma2.gif
img802.imageshack.us/img802/8262/newsignature.jpg

http://www.armapoint.com
Selva
#3 Imprimir Mensagem
Enviado em 06/02/2010 19:01

Major

Show de bola Jorge, 5 estrelas man, bem simples e que vai ajudar um bocado de gente que está começando a pegar as manhas no editor.

Muito bom, seria uma boa providenciar um upgrade no tuto do editor que tem na comunidade. :clapping:
Macho vai de OPFOR! :smoke6:
:metal_sl: BLUEFOR

jorge
#4 Imprimir Mensagem
Enviado em 07/02/2010 01:47

Cabo

vlw pela contribuição ;) se tiver mais tutoriais é só postar aqui q com certeza ajudam muita gente!

Eu é que agradeço pelo espaço disponibilizado.
À medida em que eu for aprendendo, vou postando aqui.
Fique à vontade para usar os tutoriais no site.

jorge
#5 Imprimir Mensagem
Enviado em 07/02/2010 22:37

Cabo

Agora como um vídeo ilustrando o resultado.

Charlis
#6 Imprimir Mensagem
Enviado em 08/02/2010 02:01

Terceiro Sargento

Boa Jorge!!!
img.photobucket.com/albums/0903/Charlis/Internet%20Host/BoBSquadBanner.jpg

D3lta
#7 Imprimir Mensagem
Enviado em 08/02/2010 22:00

Segundo Sargento

Muito bom, funciona com objetos em general e construções warfare!!! Showw de bola, veio justo na hora, que já estava pensando num script para criar aleatoriamente vários lançadores de misseis nucleares na ilha namalsk!! Com essa dica, vou poder pular o script para isso!!!!

Também gostaria de acrescentar , que o campo PLACEMENT RADIUS (ou P.R.) presente nas propriedades da unidade que você deseja criar, permite criar uma área de criação aleatória, então combinando esta técnica do jorge com o P.R., temos a receita perfeita contra espertinhos de artilharia:D

Valeu Jorge e Charles!!!
www.arma2.com.br <--- Site Oficial do UTM para ARMA!!!

Charlis
#8 Imprimir Mensagem
Enviado em 09/02/2010 11:30

Terceiro Sargento

D3lta escreveu:
Muito bom, funciona com objetos em general e construções warfare!!! Showw de bola, veio justo na hora, que já estava pensando num script para criar aleatoriamente vários lançadores de misseis nucleares na ilha namalsk!!

Sim, acho que funciona com qqr coisa que seja posicionável no editor.

Uma outra maneira , muito interessante, é usando o "BIS 3D editor" pois você pode montar um cenário c/ tudo que deseja (e tbm c/ tudo q pode ser posicionável, triggers, markers e waupoints inclusive), aí você pode salvar como uma função (.sqf) e rodar no editor comum, onde quiser, assim sendo, vc pode montar uma base interia, e carregá-la em posições diferentes (ou randômicas) no mapa.

Tbm pode por exemplo, colocar uma cenarinho, c/ um lap top dentro de um prédio. vc posiciona os soldados guarda e o lap-top em várias combinações diferente s num edifício, e depois pode carregar ranomicamente apenas uma das combinações, cada vez que a missão é inciada.

Todas esses recursos q venho discutindo e expondo, como o "Bis 3DE" o "GLP4" e outroa é exatamente na minha busca por experiências randômicas nas missões que tento deenvolver, na tentaivo de tornar as missões menos previsíveis. Gostaria de desenvolver mais isso, mas creio me faltar tempo ( a não ser que deixe de jogar no server p/ isso heheh).
tenho muitas idéias e embriões de missões, queria juntar um grupo p/ tentarmos trabalhar na missão em várias mãos, acho q só assim conseguirei concretizar várias situações, se laguém tver interessado, dê um toque.

Geralemente esses eventos ou recursos são aonde eu acabo me aprofundadno e tornando as condições mais complexas e onde tbm acabo "travando", portanto tomemem cuidadado, de umas 20 missões q já comecei desde o OFP, só 2 chegaram próximas de uma versão a ser lançada (majoritariamente operacional). P/ mim, isso e a dificuldade de adequação ao jogo MP são os maiores complicantes.

Aprpósito, precisamos encontrar alguém acessível que entenda bem esas questões de localidade, pelo que venho connversando c/ mission makers, esse está sendo o maior obstáculo.
Um workshop p/ o UTM seria o ideal. Acho que o Flashpoint do COBRA entende bem disso, vou trocar figurinhas c/ ele.

Salve!
Editado por Charlis em 09/02/2010 11:32

jorge
#9 Imprimir Mensagem
Enviado em 09/02/2010 13:47

Cabo

Charlis,

Quando tiver alguma coisa para resolver na missão e precisar de uma ajuda para desenvolver uma solução, me fala. Manda no e-mail, msn ou MP.
Não tenho muita experiência mas posso pesquisar.
Editado por jorge em 09/02/2010 13:47

D3lta
#10 Imprimir Mensagem
Enviado em 09/02/2010 13:59

Segundo Sargento

Charlis escreveu:

Tbm pode por exemplo, colocar uma cenarinho, c/ um lap top dentro de um prédio. vc posiciona os soldados guarda e o lap-top em várias combinações diferente s num edifício, e depois pode carregar ranomicamente apenas uma das combinações, cada vez que a missão é inciada.

Salve!

É, minha próxima missão usa um laptop escondido dentro de várias construções inimigas, temos que invadir, e hackear o micro para parar um lançamento nuclear.

O editor 3D é legal para posicionar, mas ultimamente tenho usado uma técnica bem simples para por exatamente onde eu quero o inimigo, fiz um scriptzinho num trigger RADIO ALPHA bem simples:

hint format [ "%1 %2 %3", (getPosATL tst) select 0 , (getPosATL tst) select 1,(getPosATL tst) select 2];

Com isso, eu consigo as coordenadas exatas de onde eu quero que uma unidade inimiga fique ( depois uso setPostATL), num canto, numa viela, em cima de um prédio, ou no topo de uma chaminé, não importa, basta eu obter as coordenadas, e depois por no initialization, a precisão é muito boa.

Esta questão de localidade é algo essencial mesmo, como eu disse estou estudando, assim que tiver algo também, eu posto aqui a receita do bolo.

Abraço
Editado por D3lta em 09/02/2010 14:00

Charlis
#11 Imprimir Mensagem
Enviado em 09/02/2010 17:55

Terceiro Sargento

D3lta escreveu:

O editor 3D é legal para posicionar, mas ultimamente tenho usado uma técnica bem simples para por exatamente onde eu quero o inimigo, fiz um scriptzinho num trigger RADIO ALPHA bem simples:

hint format [ "%1 %2 %3", (getPosATL tst) select 0 , (getPosATL tst) select 1,(getPosATL tst) select 2];

Com isso, eu consigo as coordenadas exatas de onde eu quero que uma unidade inimiga fique ( depois uso setPostATL), num canto, numa viela, em cima de um prédio, ou no topo de uma chaminé, não importa, basta eu obter as coordenadas, e depois por no initialization, a precisão é muito boa.

E vc ativa isso como poe um soldado no editor, entra no teste com ele, chama a rádio e ele te dá um hint c/ a pos, daí vc pega isso e coloca a unidade na posição via linha de script (setpos ou algo assim)?
Se for isso, é uma boa maneira sim.

O maior problkema do BIS 3RTE é se acostumar c/ ele. Por exepmplo, sua solução é boa, mas c/ o editor, imagino ser be mais prático, uma vez q acostumado c/ a interrfaqce, pois é tudo 3D em real time memso, então acaba sendo mais direto, mas essa sua técnica e bem interesante tbm.
Agora como disse, isso fo0i só um exemplo q imnaginei, dá p/ fazer muitas coisas além disso, se não me engano inclusive, os scripts utilizados são aplicados qdo se executa o editor em tempo rela tbm, e é ótimo p/ ver em tempo real, e de uma cãmera externa, os resultdos dos scripts ao longo da missão.

Vou mandar uma PM p/ Delta e Jorge, que andamos conversando bastante sobre edição p/ ver se agente não topa fazer uma misão em cooperação conjunta.
Acho que pode ter benefícios p/ todos. Tenho uma em mente, bem complexa, c/ divresos recursos e por isso tem,op não conseguir finalizar, mas acredito q vão gostar da idéia, tem várias coisa q ando pesquizando a tempos e pretendo usar nela.

D3lta
#12 Imprimir Mensagem
Enviado em 09/02/2010 18:33

Segundo Sargento

Charlis escreveu:

E vc ativa isso como poe um soldado no editor, entra no teste com ele, chama a rádio e ele te dá um hint c/ a pos, daí vc pega isso e coloca a unidade na posição via linha de script (setpos ou algo assim)?
Se for isso, é uma boa maneira sim.

Sim, uso depois o setPosASL [x,y,z] para posicionar a unidade, basta por no Initialization e pronto. Também dá para usar setDir, para definir a direção que a unidade olha, e também setBehavior, para por ela em combate, e tal, as possibilidade são amplas...

Legal a missão em conjunto, qualquer coisa tamu dentro, para debater o que poderiamos fazer.

Além disso eu gostaria de discutir coisas como o que tipo de missões os jogadores de arma2 gostam de jogar, longas, curtas, complexas, simples, se gostam de jogar com teamleader, ou se preferem cada um por si ou todo mundo dando opiniões, etc,etc.... Outros assuntos legais de debatermos, o quanto a complexidade dos MODs e seus números excessivos espantam jogadores do ARma2, se é que espanta, missões mais inteligentes e com menos MODs não seriam melhores? O que fazer para atrair mais jogadores sérios para este tipo de game, e como realmente trazer a diversão para as missões.

Mas aí é assunto para outro tópico. hehehehe
Editado por D3lta em 09/02/2010 18:47

Charlis
#13 Imprimir Mensagem
Enviado em 10/02/2010 15:15

Terceiro Sargento

Bom aproveitando o caminho destas nossas conversas, tive a idéia de propor o desenvolvimento conjunto de um script/recurso:

Script p/ punir "baixas civis"/"Danos colaterais" http://www.armapo...ead_id=722

Dêem uma olhada, que acham de tentarmos?

É um recurso que sempre quis implementar, sempre q comoeço a criar uma missão nova.

jorge
#14 Imprimir Mensagem
Enviado em 10/02/2010 17:09

Cabo

Vou pesquisar. Se eu conseguir alguma coisa eu falo.

Fernando Augusto Ambrozio D
#15 Imprimir Mensagem
Enviado em 27/02/2010 08:40
Soldado

Jorge eu estou tentando fazer as posições aleatórias mas não to conseguindo (sei sei me perdi com algo muito babaca :blink:).
Mas é o seguinte quando eu seleciono groups pra liga o marker com a unidade não aparece os markers, eles somem, no meu eles so aparecem quando eu clico em markers.
Outra coisa, tem como eu fazer outras unidades para aonde irão nascer dependentes da localização de outra. Por exemplo x nasce em y se z nasce em y, x nasce em p se z nasce em p.

jorge
#16 Imprimir Mensagem
Enviado em 27/02/2010 12:31

Cabo

Fernando Augusto Ambrozio D escreveu:
Mas é o seguinte quando eu seleciono groups pra liga o marker com a unidade não aparece os markers

É assim mesmo, apesar de não aparecerem, você pode fazer o link. Memorize a posição dos markers e faça o teste.

Outra coisa, tem como eu fazer outras unidades para aonde irão nascer dependentes da localização de outra. Por exemplo x nasce em y se z nasce em y, x nasce em p se z nasce em p.

Se as unidades fazem parte de um grupo o restante do grupo nascerá na posição aleatória, caso o líder do grupo esteja linkado com as markers.
Outra forma de fazer o que você descreveu, pode ser com um script simples, tipo o que tem no Mr. Murray editing guide:

1 - Crie três marcas no editor com os nomes marcax, marcay e marcaz, por exemplo.

2 - Crie um arquivo no notepad e digite o seguinte:

_Start = random 3;
? _Start < 1 : goto "P1";
? _Start < 2 : goto "P2";
? _Start < 3 : goto "P3";
#P1
nomedaunidadeA setPos getmarkerpos "marcaX";
nomedaunidadeB setpos getmarkerpos "marcaX";
exit;
#P2
nomedaunidadeA setPos getmarkerpos "marcaY";
nomedaunidadeB setpos getmarkerpos "marcaY";
exit;
#P3
nomedaunidadeA setPos getmarkerpos "marcaZ";
nomedaunidadeB setpos getmarkerpos "marcaZ";
exit;

Grave o arquivo na sua pasta da missão com o nome posicao.sqs, por exemplo.
Substitua o nomedaunidadeA pelo nome da unidade que você nomeou no editor.

3 - No arquivo init.sqf que está na pasta da sua missão inclua a seguinte linha. Se não tiver um arquivo init.sqf, crie um arquivo em branco no notepad e digite:

if (isserver) then {[] exec "posicao.sqs"};

Essa é uma forma de fazer, dependendo da situação, podem ter outras alternativas. Testa aí e me fala se funcionou.
Editado por jorge em 28/02/2010 14:01

Fernando Augusto Ambrozio D
#17 Imprimir Mensagem
Enviado em 28/02/2010 10:15
Soldado

eu tentei fazer aqui em casa mas não deu, eu não entendo nada de scripts ainda sou muito novo pra edição de mapas...

jorge
#18 Imprimir Mensagem
Enviado em 28/02/2010 14:00

Cabo

Fernando Augusto Ambrozio D escreveu:
eu tentei fazer aqui em casa mas não deu, eu não entendo nada de scripts ainda sou muito novo pra edição de mapas...

Fernando,

Eu testei aqui e funciona bem somente usando marcas empty linkadas com "F2" ao líder do grupo. Não é necessário o script para que funcione, veja:

Pasta contendo o arquivo de exemplo:
http://www.easy-s...s.utes.rar
Descompacte e coloque na pasta MISSIONS do ARMA2 localizada nos seus documentos.

Vídeo ilustrando o resultado:
Vídeo do YouTube

Fiz as correções do post anterior.
Editado por jorge em 28/02/2010 14:02

Ir ao Fórum:
Tempo de renderização: 1.57 segundos 785,863 visitas únicas