gototopgototop
  1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

Logo ArmAPoint

Armed Assault

PDF Imprimir E-mail
 

Logotipo
Prêmios
  • Editor's Choice - IGN.com
  • Gaming Trend - Bronz Award
  • Gamers Choice Silver Award
Caracteristicas
Título: ArmA - Armed Assault
Lançamento: 10 de novembro de 2006
Plataforma: PC DVD-ROM 
Desenvolvimento: Bohemia Interactive
Genero: Simulador Tático de Combate 
Site Oficial: www.armedassault.com
Distribuição
Requesitos Minimos
  • CPU: 2 Ghz
  • Mem. RAM: 512 MB
  • Placa de Vídeo: Nvidia Geforce FX with 128 MB RAM & pixel shader 2.0, ATI Radeon 9500 com 128 MB de RAM & pixel shader 2.0
  • Espaço livre no HD: 3 GB (ou mais dependendo dos addons)
Requesitos Recomendados
  • CPU: 2.0 GHz ou superior
  • Mem. RAM: 1 GB ou mais
  • Placa de Vídeo: Nvidia 6800ou Ati x800 de 256RAM ou superior
 
  • Espaço Livre no HD: 3 GB (ou mais dependendo dos addons)
 
Sobre o Armed Assault
Depois do sucesso atingido com Operation Flashpoint: Cold War Crisis a empresa desenvolvedora desse simulador resolveu dar uma continuidade e buscar o sucesso atingido com o OFP, para isso passou anos desenvolvendo o simulador Armed Assault, que recebeu este nome devido ao rompimento de relações entre a empresa desenvolvedora Bohemia Interactive e a distribuidora Codemasters. A Bohemia Interactive ficou com os direitos sobre a engine, ao 'coração' do simulador, já a Codemasters ficou com os direitos sobre o nome.

Bom a partir dai a Bohemia Interactive partiu para a criação de um jogo que até então era conhecido como "The Game", como a empresa é pequena e precisava arrecadar fundos para continuar com o desenvolvimento de seu jogo foi lançado então o Armed Assault, que serviu de base de testes para a criação de sua continuidade, o ArmA2.

O que vimos no lançamento foi um simulador com muitos problemas e bugs, pesado para os padrões da época, mas que como seu antecessor, o OFP, foi melhorando com o passar do tempo com o lançamento de diversos patchs e um grande número de modificações por parte da comunidade, isso fez com que o jogo mudasse completamente com o passar dos anos, sendo hoje em dia um íncrivel simulador de combate e tendo atingido um sucesso razoavel.

Um fato interessante é que a Bohemia Interactive tem entre seus projetos lançados dois simuladores desenvolvidos exclusivamente para Forças Armadas e Agências do Governo, baseado nesses simuladores é que se foi criado as versões 'civis' que conhecemos e jogamos, o OFP e o ArmA, isso com certeza da mais credibilidade aos simuladores, já que são diariamente testados e utilizados por Forças Armadas do mundo todo.


História
Um pequeno país situado em uma ilha no Oceano Pacifico pede a ajuda de seu grande aliado, os Estados Unidos, para treinar o seu pequeno e frágil exército, que tem como objetivo proteger as riquesas naturais do país, petróleo e gás natural. Tudo isso gera uma tensão já que o país vizinho é governado por comunistas que vêem no treinamento das forças armadas do país vizinho como uma ameaça em potêncial. O país comunista então mobiliza suas forças militares e preparam um ataque surpresa, tanto para eliminar o ínmigo em potêncial como também para adquirir as riquesas naturais.

No meio disto esta um grupo de militares norte-americanos que estão no país aliado para dar o treinamento necessário. Quando a invasão ocorre o governo norte-americano se vê pressionado a enviar ajuda ao país aliado. Começa então uma tensa guerra no Pacifico.



 Single-Player
Em modo single-player o jogador tem a sua disposição uma série de coisas como campanha dinâmica, diversas missões single-player e um editor onde o jogador pode criar suas próprias missões tendo como limite só a sua criatividade, tornando assim o jogo ilimitado.


 Multi-Player
O modo multi-player é um dos pontos fortes do Armed Assault, com servers que suportam até 64 jogadores! Contém também suporte para a comunicação de voz, dezenas de servers e centenas de missões.


Ambiente
O jogo se passa na Ilha de Sahrani, uma ilha fictícia de aproximadamente 400 km², localizada no Oceano Pacífico. A ilha é território de duas diferentes nações, sendo que a do norte é uma ditadura comunista e a do sul uma monarquia democrática [RACS]. O sul de Sahrani mantém o país com a venda de petróleo e outras exportações, o que reflete na sua infra-estrutura moderna. A ilha conta com uma vegetação tropical típica de ilhas do Pacifíco e também com áreas de deserto. 


Mapa de Sahrani

O Poder dos Jogos Cooperativos

 
Por: Tiago (Game Experience)

 Esses dias vi um pessoal comentando sobre o ArmA, jogo de simulação militar, com direito a pilotar tanques, e demais veículos aéreos, terrestres e navais. O cara que postou contava como tinha sido a partida em um mapa do jogo, era um mapa cooperativo, ele e mais 2 amigos estavam jogando este mapa.

 Fazendo um breve resumo: Eles iniciavam o mapa em meio a uma cidade, com inimigos a sua volta, eles deveriam sair da cidade, e chegar no porto da cidade que ficava próximo, o trajeto da rua principal estava tomado de inimigos, eles deveriam dar a volta. Ele falou sobre isso, e que os dois prosseguiram a pé nessa missão noturna, mataram alguns inimigos no início e seguiram escondidos pela mata até chegarem em seu destino.

 Da forma que eu narrei não parece grande coisa, mas com mais detalhes como ele deu na descrição da partida qualquer uma ficaria interessado no jogo, baseado nisso, lá fui eu e arranjei o Armed Assault…

 Armed Assault têm suas deficiências técnicas, mas ainda assim, jogando o multiplayer dele, além dos mapas que vêm com o jogo e ofereciam missões cooperativas do tipo “mate tudo que se move”, havia esse mapa chamado Evolution, era mais um mod na verdade.

 Não vou adentrar em tantos detalhes do mod ou mapa que seja, pois ele é bem diferente do jogo normal, mas ele funcionava como um RPG, você iniciava na base, com a patente mais baixa, no caso a de soldado, no inglês “Private”.

 O mod usa todo o mapa do jogo, e todas as cidades, sua missão é eliminar todos as forças inimigas nas cidades, e isso inclui tanques e soldados, e ainda destruir uma torre de rádio para que os inimigos não pudessem receber reforços. Toda vez que você matava uma certa quantidade de inimigos, alguns minutos depois, um helicóptero inimigo aparecia e largava mais um monte deles.

 Isso é o básico do básico, dentro do jogo, todos os jogadores jogam no mesmo time, isso é definido pelo mapa em si. Voltando ao que interessa, a missão de eliminar os inimigos e destruir as torres é compartilhada por todos os jogadores. Um dia tive sorte e entrei em um servidor argentino onde todos estavam jogando juntos. Começando na base novamente, todos entramos em um helicóptero MH-6, fomos até a cidade mais próxima, que ficava a uns 4 ou 5 km de nossa posição, éramos entre 5 jogadores.

 Na ocasião eu estava armado com um rifle M16 com mira ótica e ampliação de 4x + Lança Granadas, além de possuir uma contra-medida para blindados, um lança míssil AT-4.

 Eu fui na frente, eliminei alguns inimigos, e prendi um general na cidade (que é uma missão não-obrigatória), peguei o general inimigo, e levei ele até o nosso helicóptero, enquanto os outros 4 prosseguiam na cidade, eu levei o general até uma base determinada como Campo de Prisioneiros de Guerra, deixei o cara lá e retornei com o meu helicóptero.

 Nesse momento tive de sair e deixei meu soldado parado lá por um tempo, quando retornei ao PC, os outros jogadores haviam derrubado a torre e limpado a cidade. Tudo isso deve ser feito de uma vez só e o quanto antes, porque realmente searma1 torna desgastante o jogo quando os inimigos retornam pra cidade, por isso geralmente, se faz um cerco ao redor da cidade em pontos de vantagem, como no nosso caso ficamos em cima de um morro com visão para toda a cidade destruímos os inimigos mais próximos e dois ou três tanques que vieram tentar acabar com a nossa festa, depois de morrermos algumas vezes eliminamos os inimigos mais perigosos por assim dizer, e então começamos a invadir, geralmente ao redor da antena ficam alguns soldados inimigos, por isso, chamamos uma artilharia que arrasou todos os inimigos próximos a esta antena e então avançamos, um jogador colocou a satchel (único explosivo que destrói as antenas), aí saímos das proximidades e deixamos a satchel fazer o resto.

 Uma parte do objetivo havia sido completada, faltava ainda eliminar o resto dos inimigos, logo em seguida morri para um tanque que saiu de um lugar que não vi e morri. Comecei de novo no Quartel General, de lá outro amigo do time estava esperando eu e outro companheiro que havia morrido, ele já estava no helicóptero, então entramos no helicóptero e de lá partimos mais uma vez ao objetivo, chegamos lá, eles foram por um lado, eu resolvi chegar pelo outro lado da cidade e lá encontro um grupo de inimigos, estes posicionados mais ao norte, avancei com cuidado, até chegar num local seguro de onde pudesse disparar com segurança, gastei uns 2 cartuchos e devo ter abatido uns 3 ou 4 deles, mas restavam mais 3 pelo menos, fiquei esperando e eles nem se mexeram, avancei, e logo a minha esquerda outro amigo estava avançando, ele por um lado eliminou o resto, a cidade estava liberada, tudo certo, agora deveríamos seguir para a próxima cidade.

 Alguns amigos haviam morrido e estavam trazendo veículos de nossa base, que, lembrando, ficava em torno de 5 km da nossa posição, eles trouxeram 2 jipes equipados com um lançador de mísseis TOW. Todos se reuniram num ponto previamente definido, logo no horizonte o nosso helicóptero vinha chegando, entramos nele, e alguns ficaram sem lugar, mas não tinha problema, logo depois os veículos chegaram, entramos e fomos para a próxima cidade.

 Nas redondezas desta nova cidade, desembarcamos do Humvee TOW, e esperamos o resto que estava vindo noarma2 helicóptero, mas eis que eles sofrem um contra-tempo, ao redor da cidade havia um anti-aéreo na espreita, não deu outra, após alguns breves disparos da Shilka nosso MH-6 começou a decair como uma pedra, o helicóptero explodiu no impacto com o solo, já era noite e o clarão foi grande pois estávamos próximos, pelo menos 5 outros soldados estavam junto. Agora ia demorar pra prosseguirmos.

 Depois de algum tempo, eles trouxeram um tanque M1 Abrams, os jipes deram cobertura pelo lado sul, eram 2 deles, o nosso tanque avançou pelo porto da cidade que ficava ao norte, antes uma artilharia nossa desabou sobre o inimigo naquele local para que nosso tanque não tivesse que enfrentar os anti-tanques inimigos, ele avançou, eu comecei minha caminhada adentrando a cidade pela posição dos nossos jipes, fui andando pela cidade sem encontrar inimigos, até que passando por uma igreja um tanque inimigo T-72 desponta numa rua, no susto minha reação foi se abaixar, e foi aqui um dos momentos altos da partida, que parecia aqueles filmes de Hollywood: no exato momento que o tanque inimigo deu as caras, no canto esquerdo da tela, de trás de um galpão do porto sai o nosso Abrams avançando, em questão de segundos a torre girou enquanto o tanque andava e o T-72 já não passava mais de ferro contorcido.

 Avancei para perto da torre, outro amigo já estava colocando os explosivos, o nosso tanque deu cobertura, a torre foi destruída, logo após a explosão me movimentei próximo a uma construção e levo um tiro, meu soldado instantâneamente se deita, e logo suspeitei do que se tratava: fui atingido nas pernas. Meu soldado não podia mais levantar, olhei na frente da igreja que eu estava momentos antes e vejo um esquadrão inimigo se movimentando, logo que pude rastejei até a quina de um prédio, e fiquei ali, o meu companheiro ainda estava vivo, ele correu para um lado e não o vi mais. Na quina do prédio em que eu estava escondido passava uma rua, de repente escuto o barulho de um motor de tanque, olhei no fim da rua e não deu outra, lá vinha mais um T-72 a toda, ele passou por mim e não me viu, logo que ele cruzou, peguei minha AT-4 anti-tanque e disparei, e incrivelmente consegui errar, o tiro bateu no chão, mas não era problema, nosso tanque estava logo depois do prédio em que eu me encontrava, o T-72 mal teve tempo de mirar no Abrams e já estava em chamas.

 Achando que tudo estava bem, verifiquei a redondeza por novos inimigos e não encontrei, quando começo a me mover passa um BTR, ele também não me viu, mas esse avançou em um momento que o nosso Abrams não estava alerta pois se movimentava para nova posição, nisso a primeira reação minha foi recarregar minha AT-4 e disparar, mas antes que eu pudesse disparar, o nosso tanque já tinha feito o BTR virar mais um objeto estático no cenário, e infelizmente, com a explosão subseqüente do BTR eu fui levado junto.

 Até ali já tinha se passado pelo menos duas horas de jogo e eu nem tinha percebido, desconectei e me dei por satisfeito. Nunca tinha tido uma imersão tão profunda em um jogo multiplayer. Onde eu realmente temia pela vida do personagem virtual que estava controlando, pois apesar de levar pouco segundos para “nascer” novamente, eu seria punido pelo espaço que me separava da próxima cidade, e que só ia aumentando, e isso me fez dar valor a vida dentro do jogo, o que adicionou uma característica que poucos jogos têm: A de que as coisas assim como no mundo real são limitadas.


Pontos Interssantes

  • Para poder dirigir veículos você precisa ganhar patente;
  • Para ganhar patente você precisa completar objetivos ou eliminar inimigos;
  • Chamar artilharia ou qualquer outro tipo de suporte você gasta os pontos ganhos por eliminar inimigos;
  • Algumas armas, como as que possuem aparelhos óticos, necessitam de uma patente mínima;
  • Existem 10 cidades mais ou menos, o ideal é jogar com mais gente;
  • O jogo possui missões secundárias que você pode requesitar pelo mapa, como emboscadas a comboios, destruir veículos específicos, defender alguma base ou ainda também resgatar alguém;
  • Estes objetivos dão 20 pontos, um soldado morto vale 1 ponto, tanques e veículos valem mais;
  • Geralmente você têm uma bela viagem pela frente, missões costumam ficar de 2 a 8 km de distância dependendo da sua patente;
  • Você pode requesitar soldados, essa habilidade é liberada conforme você sobe de patente, os soldados são controlados por IA, você também pode dar ordens a eles, como eliminar inimigos, dirigir veículos e etc… são úteis mas não são limitados, servem mais como defesa do que como ataque.


Veículos

 

Forças EUA M1030, RACS: TT650, SLA: Su-34, TT650
M1030 TT650SU 34


Veículos Terrestres:

Forças EUA: M1A1 M1126 STRYKER ICV, M1134 STRYKER ATGM, M1133 STRYKER MEV, HMMWV, HMMWV M2, HMMWV Mk19, HMMWV TOW
M1A1 Abrams Stryker ICVHMMWV50

RACS:M113A3, M113 Ambulance, Vulcan, 5T Truck, 5T Truck M2, 4x4, 4x4 M2
M113M163Landrover

SLA: BMP-2, BMP-2 Ambulance, T-72, ZSU-23-4 Shilka, BRDM2, BRDM2 ATGM, UAZ, UAZ-469 DSHK, UAZ-469 RECOILLESS RIFLE, UAZ-469 AGS-30, Ural, Ural Open, Ural Ammo, Ural Refuel, Ural Repair
T72 BRDM2 ATGMUAZ

Civil: Hatchback, Off-road, Sedan, Ural Civil, City bus
pickup Ural Bus

Aeronaves:

Forças EUA: AH-1Z, UH-60L M134, UH-60L FFAR, AV-8B
AH1Z UH-60 AV8B

RACS: AH6, MH6
AH6

SLA: Mi-17 (rockets), Mi-17 (machinegun), Ka-50
Mi17 Ka50

Embarcações:

Forças EUA: RHIB, Zodiac

RACS: Zodiac

SLA: PBX boat


Armamentos


Forças EUA: M16A4, M16A4 ACOG, M16A4 GL, M16A4 ACOG GL
SLA: AK74 PSO1
M16A4 M16A4 ACOG GL AK74 PSO1

Forças EUA: M107
M107

SLA: KSVK
KSVK


Rifles de Assalto:

Forças EUA: M4, M4 CompM2, M4 ACOG, M4 + M203, M4 + M203 CompM2, M4A1 ACOG, M4A1 ACOG + M203, M4A1 QDS CompM2
M4 M4 GL M4 SD

RACS: M16A2, M16A2 + M203 Grenade launcher, G36, G36K, G36C
M16 M16GL G36

SLA: AK74, AK74 + GP-25, AK74 PSO scope, AKS74U, AKS74UN, AKS74UN PBS-4
AK74 AK74 GP25 AKS74U

Metralhadoras:

Forças EUA: M249, M240
M249

RACS: M240

SLA: PK

Sub-Metralhadoras:

Forças EUA: MP5SD6, MP5A5
HKM5SD6
RACS: MP5SD6, MP5A5

SLA: AKS74UN Kobra, AKS74UN PBS-4 Kobra

Rifles Sniper's:

Forças EUA: M24, SPR
M4

RACS: M24
M24

SLA: SVD Dragunov
SVD Dragunov

Pistolas:

Forças EUA e RACS: Beretta M9, Beretta M9 Silenced

SLA: Makarov PM, Makarov PM Silenced

Lançadores AT\AA:

Forças EUA: Javelin (AT), FIM92A Stinger (AA)
Stinger

RACS: M136, FIM92A Stinger (AA)
M136

SLA: RPG-7V (AT), 9K32M Strela-2 (AA)
RPG7

Minas e Explosivos:

All forces: Hand grenades, AT Mines, Satchel Charges
M67RGD5AT15 TM46 Satchel

Equipamentos Adicionais:

Todas as Forças: Binoculos, Óculos de Visão Noturna, Flares, Granadas de Fumaça
Binoculars NV googles SOFLAM SmokeSmoke



Imagens












Fotos de: ArmedAssault.info, algumas imagens são retiradas de "Mods" e "Addons".



Vídeos









Veja mais nos links:

Utilize Firefox

firefox_iePara melhor visualização deste site, recomendamos o uso do Mozilla Firefox 3.5+ ou Internet Explorer 7+ e resolução de 1024 x 768 ou superior.

 

 

Desenvolvido por snstro