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Editor de Missoes

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ARMA Mission Editing Tutorial



A Introdução

 Este tutorial foi projetado para construir a sua primeira missão e ajudá-lo a aprender a usar o editor. Eu irei acompanhar você através de uma simples missão e, em seguida, incentivando você a generalizar estas instruções para fazer muitas missões robustas com qualidade e jogabilidade você poderá ser capaz de:

•    Utilizar corretamente as principais características do editor.
•    Criar e equipar as unidades e grupos locais e editar waypoints
•    Use triggers e avance waypoints, controle amigos e inimigos e termine a missão.
•    Sincronizar corretamente waypoints e triggers.
•    Coloque marcadores para indicar missão objetiva

 Em sua primeira missão vamos criar um esquadrão de soldados E.U. que serão pegos na sua airbase por um Blackhawk, transportados para a cidade de Geraldo onde eles terão de destruir as forças inimigas que ocupam a cidade e  pedir a sua extração por helicóptero.

 Neste tutorial, eu uso aspas ("") para indicar botões que devem ser selecionados ou texto que deve ser digitado.



O editor

 O editor do ArmA é uma ferramenta relativamente poderosa que permite que você crie facilmente uma variedade de missões Single Player e Multiplayer que você possa compartilhar com seus amigos e as comunidades do ArmA
 
 Esta é a página principal do editor:


 
 Pagina principal do Editor: Ferramentas do lado direito!

 Existem seis botões na borda direita do editor que iremos utilizar. Eles são:

  • Units (F1) Este botão permite a seleção individual de soldados ou veículos, mesmo vazios, e também a adição de objetos como bunkers, barreiras, ou barris.
  • Groups (F2) Esse botão permite que você crie grupos inteiros de uma só vez, esquadrões de soldados ou esquadrões de veículos.
  • Triggers (F3) Acionadores são usados para fazer as coisas acontecerem em uma missão. Você pode terminar uma missão, chamada de reforços, mover unidades ou objetos ao redor ou mesmo criar itens fora do jogo.
  • Waypoints (F4) Este é utilizado para circular livremente no mapa.
  • Synchronize (F5) Esta é uma ótima ferramenta para controlar o fluxo de uma missão, deixando unidades em espera até uma condição ser cumprida.
  • Markers (F6) Marcadores são utilizados para mostrar ao jogador como os objetivos estão no mapa. Eles também são utilizados em casos especiais para definir as condições de respawn em modo multiplayer.


 Seu Squad

 Vamos deixar o jogador na missão. Abra o editor de missão e carregue a ilha Sahrani. Você vai estar olhando para a cidade de Corazol.(Mapa coordena Gg58) Clique e mantenha o botão direito do mouse e arraste o mapa até que você esteja na coordena Ea63. Você pode mover todos em torno do mapa sobre as duas ilhas, clicando e arrastando neste modo.

 Use o mouse ou a tecla (+) em seu teclado numérico para zoom, até a base em Ea63 encher sua tela. Aqui será onde você vai começar a sua missão.

 


 Sua Base Ea63

 Agora vamos criar seu squad.

•    Clique com o botão esquerdo do mouse em “Groups (F2)” no editor.
•    Duplo clique com o botão esquerdo na área aberta na parte do norte da base. (Assegurar-se que esteja ainda dentro da cerca).
•    Onde diz "Side" = lado, deixar ele como "BLUFOR"
•    Onde diz "Type" = Tipo, muda a "Infantry Squads"
•    Onde diz "Name" = Nome, muda a "Basic Squad "
•    Onde diz "Azimut", deixe em 90° (a insígnia no lado direito do círculo).
•    Clique "OK"
•    "No player was selected!", "Nenhum jogador foi selecionado"! clique "OK"

 Agora você terá um punhado de triângulos pequenos ligados por linhas azuis na tela. Isto é o seu squad. As linhas azuis indicam que estão unidos em um grupo. Aperte a tecla + Zoom até que você possa vê-los claramente.

•    Duplo clique com o botão esquerdo sobre o triângulo verde a que todas as linhas conectam. Este é o líder.
•    Deixe tudo da forma como esta salvo e em "Control:" clique "Player".clique em "OK"

 Seu líder de esquadrão terá agora um círculo vermelho em torno dele. Desde que nós queremos fazer uma missão co-operative no multiplayer, percorrer e clique sobre cada um dos outros soldados para configurá-los para "Playable" (not "Player"). Cada soldado terá agora um circulo roxo em torno dele. As pessoas serão capazes de selecionar estas unidades durante o jogo multiplay.
Mantenha o ponteiro do mouse sobre cada soldado para que você possa ver a sua classe. Quando encontrar o sniper, de um duplo clique com o botão esquerdo sobre ele. Uma vez que esta vai ser uma luta de perto e pessoal, que realmente não vai precisar de um sniper. Um médico, no entanto, seria muito útil. Onde se lê "Unidade:" no menu pop-up, altere para "Medic". Clique em "OK". Você pode alterar a classe de qualquer unidade desta maneira.

 

 Seu Squad: O vermelho é você.

 Agora vamos ver o que temos feito até agora. Clique em "Salvar", o título é "Um Tutorial" e clique em "OK".

 Agora, clique em "Preview". Depois de alguns segundos, você deverá encontrar-se em pé sobre um campo de frente para leste com o seu esquadrão trás. Na próxima parte da missão, nós teremos um helicóptero entre nele e decole e tenha certeza que a leste de onde decolou há espaço para um helicóptero pousar. Se quiser explorar a base.
Quando tiver terminado, clique em "Abort".

 Agora que estamos de volta ao editor, pode ser necessário mover o esquadrão se eles não estavam em boa posição para ser pego pelo helicóptero. Para fazer isso:

•    Clique e mantenha o botão esquerdo do mouse com o cursor para cima e para a direita de seu esquadrão.
•    Manter e arrastar a "caixa verde" que aparece ao longo do seu esquadrão. Todos os seus soldados devem agora ser verde escuro.
•    Clique com o botão esquerdo e mantenha em qualquer uma delas e arraste o esquadrão onde você deseja que ele vá.

 Agora temos que definir alguns pontos do percurso. Estes pontos vão dizer, ao jogador, aonde ir, assim como controlar o movimento do AI Esquadrões e veículos.

•    clicar no "Waypoints" guia do lado direito do editor.
•    clicar sobre o líder do seu esquadrão. Ele vai ficar verde escuro.
•    Agora de duplo clique com o botão esquerdo a uma curta distância para a direita de seu esquadrão.
•    No waypoint menu pop-up " Select Type" escolha "GET IN", na parte inferior e clique em " Show in cadet mode".
•    Clique "OK".

 Isto criará o primeiro waypoint para o seu esquadrão. Agora de um zoom no mapa e ir sobre a posição Gg67, a vila de Geraldo. Esta é a sua cidade que seus homens assaltarão.

 
 A Cidade de Geraldo: a estrada principal é chamada Rivera Street.

 Nós Teremos que começar o ataque a uma curta distância da cidade.

•    Duplo clique com o botão esquerdo no meio da coordena Gd69, direito perto do número 19.
•    Neste waypoint, "Selecione tipo:" "GET OUT". Onde diz "Combat Mode", selecione "Hold fire" e para "Comportamento", escolha "Aware" = Consciente.
•    Na parte inferior, clique em " Show in cadet mode" = Mostrar modo cadete.
•    Clique em "Ok".

 Isto criará um waypoint com uma linha preta longa indicando o seu waypoint inicial. Agora queremos que nosso esquadrão ataque o povoado.

•    Criar um novo waypoint perto do centro de Geraldo (Abaixo canto esquerdo de Gg67):"Select type:"=Seleciona tipo "SEEK AND DESTROY"=PROCURA E DESTRÓI,"Combat Mode:"=Modo de combate" Open fire, Engage at will"= Abra fogo,Envolva-se a vontade," Show in cadet mode"= Exposição em modo cadete.
•    Clique "OK".

 Clique em "Salvar", o título é "Tutorial B" e clique em "OK".
Se você está a carregar o mapa até agora, você iria encontrar-se a uns quatro quilômetros da cidade de Geraldo. Temos de arranjar algum transporte para estes rapazes!



 O Helicóptero

Desloque-se para o oeste do mapa sobre a coordena Dd63.

•    Clique com o botão esquerdo em "Units"=Unidades, duplo clique no centro esquerdo de Dd63.
•    Selecione "Class:"Air:","Unit:","UH-60:" e "Special:" "Flying". Este último é importante inicia seu helicóptero no mar e no ar como você não quer que seu Blackhawk comece na superfície do oceano
•    Clique "OK".

 Isto irá criar um helicóptero verde de frente para o norte. Queremos que ele esteja de frente para o leste, segurar a tecla Shift esquerda, clique com o botão esquerdo do mouse e gire o helicóptero até estar virado para leste. Você pode rodar qualquer veículo ou grupo desta maneira, muitas vezes, é muito mais fácil do que tentar obter a "Azimut" bússola apontando o caminho que deseja que ele fique.

•    Criar um waypoint para o helicóptero na coordenada Dg63. 
•    Clique em "Waypoints", duplo clique com o botão esquerdo onde quer o waypoint e escolher "MOVE" e "Nunca Show".
•    Clique "OK".

Voltar para airbase.
 
•    Duplo clique com o botão esquerdo em algum lugar perto de seu squad "GET IN" waypoint.
•    Escolha "LOAD" e "Never show".

Agora de volta para o leste de Geraldo.

•    Duplo clique com o botão esquerdo perto de seu esquad "GET OUT" waypoint e selecione "TRANSPORT UNLOAD" e " Never show".

 Precisamos agora que o helicóptero espere enquanto atacamos à cidade. Ele terá que voar para o sul e esperar no mar através da criação de um "MOVE" waypoint na coordena Gd73. Não esqueça de clicar em "Never show". Agora, para que isto funcione é preciso sincronizar seu esquad e o helicóptero no "GET IN" e "GET OUT" waypoints para certificar-se de que o helicóptero espere para o seu esquad terminar a carga e descarga antes da sua entrada em off. Para fazer isso:

•    Selecione " Synchronize" no lado direito da tela do editor.
•    Agora clique com o botão esquerdo e segure sobre o esquad "GET IN" waypoint no airbase e arraste o mouse sobre a " LOAD" waypoint e solte o botão do mouse.
 
Isto irá conectá-los com uma linha azul escuro. Eles estão agora sincronizados. O Blackhawk irá esperar até que todos os seus homens estejam dentro antes de decolar. Fazer a mesma coisa com o "GET OUT" e "TRANSPORTES UNLOAD" waypoints perto de Geraldo.
 
•    Clique em "Units" e duplo clique com o botão esquerdo perto do "LOAD" waypoint.
•    Escolha "Side:" "Empty", "Class:"Objects","Unit:""H(Invisíble)"e"Special:"Nome".
•    Clique "OK".

 Isto cria um heliponto invisível que permite ao Piloto AI saber exatamente onde esta a terra. Fazer a mesma coisa no "GET OUT" waypoint próximo a Geraldo. Toda a configuração medida deve ser semelhante a esta, no airbase:



 O GET IN waypoint à esquerda, carrega o waypoint à direita, linha azul sincroniza helipad invisível.

Mais uma coisa a fazer antes de se verificar o que temos feito até agora.
 
•    Mova se para oeste, a coordena De63.
•    No lado direito da tela selecione "Triggers(F3)".
•    Duplo clique no centro esquerdo sobre a coordenada De63 no quadrado.
•    Defina Eixo A e B para 100 Set Axis. 
•    Selecione "Activation" "BLUFOR", "Once", " Present" e, em seguida, vá para baixo e clicar em "Effects".
•    Em "Type", selecione "Text" e na janela tipo Texto "Chopper inbound; ETA 60 segundos".
•    Clique "OK"

 Isso permitirá que seu esquadrão fique sabendo que o helicóptero está a caminho! Clique em "Salvar", o título é "Um Tutorial" e clique em "OK". Agora, clique em "Preview" para ver o que temos feito. Agora você não está vendo nada em Geraldo é tempo de acrescentar alguns inimigos em nossa missão.


 O Inimigo

 Quando você voltar ao editor, e entrar em Geraldo dar zoom na parte em que a cidade enche o seu ponto de vista. O truque é colocar certa quantidade de inimigos, para que a missão, não seja frustrante. há duas ruas principais em Geraldo, vamos criar dois esquadrões, uma patrulha em cada uma das ruas principais.

•    Criar um esquadrão inimigo igual como você criou seu esquad clicando no botão "Groups (F2)" botão do lado direito do ecrã do editor.
•    Agora duplo clique com o botão esquerdo do mouse no meio da estrada Norte-Sul em Geraldo (perto do entroncamento T).
•    Escolha: "Side:" "OPFOR", "Type:" " Infantry Squads", "Name:" "Basic Squad".
•    Clique "OK" .

 Isto irá criar um esquadrão inimigo. Ampliar o mapa e certificar-se de que não a unidades "presas" em um edifício, o que seria um quadrado cinzento. Se houver algum, clique em "Units(F1)" e, em seguida, clique com o botão esquerdo do mouse e mantenha na unidade com problemas e arraste-o para a estrada. E coloque os para patrulhar as ruas Leste-Oeste.

•    Unico clique sobre o líder do esquadrão para selecionar ele.
•    Clique em "Waypoints(F4)” na extremidade direita do editor e, em seguida, clique duas vezes no extremo Oeste da rua(não mais do que a última casa cinza no lado sul da estrada.)
•    Na janela pop-up, "Escolha o tipo:" "MOVE", " Formation:"Column","Speed: ""Limited","Behaviour:""Safe".
•    Clique "OK" .

 Agora crie um novo waypoint com todo o percurso para leste no fim da estrada. Para isso, você tem que certificar-se do "Select type:" é definido como "MOVE" e, em seguida, clique em "OK".
Agora fazer mais um waypoint na zona oeste da cidade perto de seu primeiro "MOVE" waypoint e para isso uma "Select type:"CYCLE". Isto fará o esquadrão da estrada ir para frente e para trás. O ciclo waypoint é para criar looping atividades como a patrulha em que você deseja que os seus soldados executem. Basta colocar o ciclo waypoint perto o primeiro waypoint para que funcione, não precisa de triggers ou synchronization.

 Clique em "Salvar", o título é "Tutorial B" e clique em "OK".

 Agora algo mais detalhado

•    Clique com o botão esquerdo e segure a parte superior direita do esquadrão inimigo Eastern"MOVE" waypoint.
•    Arraste uma caixa verde em torno do Eastern waypoint, o esquadrão e tanto Western waypoints e, em seguida, solte o botão do mouse.
•    Certifique-se de que a caixa não se estende a qualquer jogador do esquadrão da waypoints. O esquadrão e os pontos devem ter obtido uma cor mais escura.
•    Mantenha o mouse sobre qualquer um dos soldados ou waypoints para que aparece o nome, mas não clicar em qualquer coisa.
•    Pressione o control e c (ctrl + C)ao mesmo tempo.
•   
•    Posicione o cursor no meio da estrada Norte-Sul.
•    Pressione o control e v (ctrl + V)ao mesmo tempo.

 Você terá colado uma cópia do trabalho que você fez. Claro que tudo esteja dando certo caso de algo errado, isso é facilmente corrigido. Antes de clicar em qualquer coisa, todos os waypoints e soldados ainda estará na cor escura. Se você já clicou em algo, não há problema, basta arrastar uma caixa verde sobre a nova esquadra e waypoints como fez antes.

•    Agora clique com o botão esquerdo e segure sobre um dos soldados.
•    Arraste todo o esquadrão e waypoint até a um dos membros do esquadrão que esta na estrada Norte-Sul.
•    Agora segure a tecla shift e clique com o botão esquerdo e mantenha em um dos soldados do esquadrão.
•    Mover o mouse para girar em torno de todo o grupo e waypoints até o esquadrão estar organizado na estrada Norte-Sul.

 Muito bom, exceto o MOVE waypoints esta fora da cidade ao norte e ao sul. Para corrigir esse problema:

•    Só clique uma vez sobre o mapa para apagar toda a caixa seleção que fizemos. Os waypoints e os soldados deveriam ficar com uma cor fraca.
•    Agora clique com o botão esquerdo e segure sobre cada waypoint Norte-Sul e arrastá-los para mais perto da esquadra de modo a patrulha ficar dentro da cidade.

 Ótimo, agora temos duas patrulhas no interior da cidade. Assim que são praticados com cópiar, colar, selecionar, mover e rotativa, você será capaz de rapidamente criar grupos amigos e inimigos e movê-los sobre a sua missão. A cidade de Geraldo deve estar parecido com isso:

 
 A Norte-Sul e Leste-Oeste com patrulhas "MOVE" e "Cycle" waypoints mantê-los bem dentro da cidade. O waypoint da SW é o BLUFOR "SEEK AND DESTROY" waypoint.

 Clique em "Salvar", o título é "Um Tutorial" e clique em "OK".



 O Reforço

 Agora para o reforço. Um Blindado BMP e um esquadrão de infantaria deve tornar a vida mais interessante para BLUFOR.

•    Va para a coordenada Gg66.
•    Clique em "Units(F1)" e um duplo clique com o botão esquerdo sobre o centro da praça coordenada Gg66.
•    Selecione "Side:" "OPFOR", "Class:" "Armored", "Rank:" Captain","Unit"" BMP-2". Defina o Azimut a 180 e
        clique em "OK".

 Agora, clique em "Grup(F2)".
 
•    Duplo clique com o botão esquerdo apenas à direita do BMP. Inserir OPFOR armas squad ( "Name:" Weapons Squad"), tal como estamos fazendo.
•    Agora, clique em "Units(F1)". Duplo clique com o botão esquerdo sobre cada soldado neste esquadrão e definir o seu "Special" para "In Cargo".
•    Nós precisamos para o grupo o esquadrão com o BMP assim clique com o botão esquerdo  sobre “Groups (F2”) depois clique com o botão esquerdo  e segure em cada membro do esquadrão e arrastar uma linha ao BMP. Esta disposição atribui todos os membros do esquadrão BMP.

 Quando os "grups(F2)" está selecionada, você pode adicionar ou subtrair um grupo de unidades por exploração e arrastando a linha para o líder do grupo ou afastam-se delas. Isto funciona para os soldados e veículos. Poderia ser um grupo Cobra gunship a um esquadrão de infantaria se quisesse, embora se pareça bastante estranho!

 Clique em "Waypoints(F4)".
 
•    Botão esquerdo do mouse clique no BMP e coloque um ponto de passagem um pouco ao sul. Faça isto um move waypoint.
•    Agora faça uma "UNLOAD" waypoint apenas ao norte da cidade.
•    Por último, fazer uma " SEEK AND DESTROY" waypoint próximo ao cruzamento em T na cidade. Defina o " Placement radius:" a 50.

 Isso fará o esquadrão sair antes do BMP e ir para cidade.

 Isto tudo esta grande, mas como temos agora, o BMP vindo para a cidade, no início da missão. Nós desejamos que ele espere até que seja chamado. Para fazer isto, crie um trigger no centro da cidade

•    Selecionando "Triggers(F3)" e um duplo clique com o botão esquerdo no centro da cidade.
•    Definir esta triggers o "Axis a" e "Axis b" a 150 "Activation:" "BLUFOR", clique em "Detected by East" e clique em "OK".
•    Agora synchronize esta trigger com o BMP do primeiro move da jogada.

 Dessa forma, ele não irá para a cidade até que o esquadrão OPFOR consiga detectar o esquadrão BLUFOR e pedir ajuda! Ao sincronizar a trigger, você impede o waypoint de activação até acionar a trigger.

  A área em torno do BMP deve parecer como esta:

 

 Todos os membros do esquadrão estão agrupados com o BMP. O UNLOAD waypoint é apenas ao sul do screenshot. Você pode ver a linha azul synchronization a partir do "detected by OPFOR" trigger".

 Excelente! Todas as forças inimigas estão prontas.
 Agora, salva-la como "Tutorial B", e prepare-se para uma luta, clique em "Preview"!

 Eu não perdi um único soldado no meu primeiro jogo , A razão é que fica tão fácil as unidades predeterminadas colocadas pelo editor têm níveis de habilidade muito baixo alguns tem uma habilidade de aproximadamente zero, então eles literalmente ficam olhando para você  o dia todo e não abrem fogo. Volte pela missão e ajuste o nível de habilidade(skill level) de todas as unidades (mesmo a sua) de um duplo clique em cada unidade e deslizando a barra "Habilidade:"( skill level) . (Você pode ter que clicar em "Units (F1)" primeiro)
Bem, testes sucessivos serão muito úteis aqui. Acho melhor colocar os grunts  em aproximadamente 30-50% e o líder de esquadrão da equipe em 50-60%.  Você pode querer colocar em seus  soldados um nível mais alto como são extremamente bem  treinados e equipados.

 Depois de fazer isso, salvar novamente como( "Tutorial A") e inspecionar para ver como esta a missão.

   Mais de uma luta desta vez, não?
 Parabéns! Agora você tem um grupo de trabalho e espero que se divirta com a missão base que….      Espere aí, o que acontece com o fim? Bom, OK. Isto leva-nos a…


 Trazelos de volta para casa.

 Agora que temos todos os mecanismos necessários para fazer uma missão funcional, precisamos de encontrar um caminho para terminá-la. Você poderia simplesmente ter chegado ao final quando a cidade foi tomada, mas vamos tentar chegar a alguma coisa com um pouco mais de classe.
Ok, volte para o centro de Geraldo. temos que criar mais algumas coisas para empacotar essa missão. Selecione "Triggers (F3)" no menu à esquerda.

•    Duplo clique com o botão esquerdo no centro de Geraldo e selecione " Activation" "Seized by BLUFOR"; certificar-se " Present" esta destacada, selecione "Countdown", em todas as três "Countdown" slots ponha 60 e em " On Act." Tipo "1" ObjStatus "Done"; obj1 = true (certifique-se de incluir as aspas a 1 e DONE e(;)ponto-e-vírgula entre "DONE" e obj1).
•    Então mudar "Axis a" e "Axis b" para 120.
•    Clique em "OK". Vamos usar esse acionamento(trigger) para definir um objectivo para a sua conclusão.

 

 Missões podem ficar desordenadas e não há recurso no editor, por isso é frequentemente útil planejar suas missões antes de você começar a editar!

 Selecione waypoint do lado direito do editor. Encontrar o último waypoint para o player esquad no centro da cidade. Ele será o único "SEEK AND DESTROY" waypoint próximo a forma SW. Clique com o botão esquerdo sobre ele para torná-la mais escura. Agora duplo clique botão esquerdo perto do canto superior direito da coordenada Gg67 e criar um "GET IN" waypoint que é "Show in cadet mode". Este será o último waypoint que você precisa fazer para seu esquadrão.

 Agora começaremos com o nosso helicóptero que ficou pacientemente à espera no mar ao sul a entrar nele. va até seu último ponto do percurso e clique sobre ele para torná-lo uma vez mais escuro. Agora duplo clique com o botão esquerdo perto do seu último "GET IN" waypoint (aquela que você acabou de criar) e criar um "LOAD" waypoint.
 
 Finalmente, criar mais um "MOVE" waypoint para o seu helicóptero na coordenada Fc65.
   Está agora oficialmente feita com waypoints para esta missão!


 Volte para onde o helicóptero pegou seu esquadrão NE de Geraldo. Não esqueça de clicar em "Synchronize(F5)" e, em seguida, mantenha o botão esquerdo do mouse, clique e arraste para criar uma linha azul entre os "GET IN" e "LOAD" waypoints.
Agora, clique em "Units(F1)", e inserir um heliporto invisível perto destes waypoints. Lembre-se: ele está em "Side:" "Empty", "Class:"Objects","Unit:"" H(Invisíble)"

 Ótimo, agora apenas mais alguns triggers, alguns marcadores, ir para o helicoptero "MOVE" waypoint sobre o mar ao Sul. A forma como é criada agora, o helicóptero terá atingido este waypoint e imediatamente irá para o norte para Geraldo, chegando até nós! Não queremos que isso aconteça, queremos que o Blackhawk no mar fique a esperar até que chamamos por ele. Para fazer este trabalho,

•    Selecione "Triggers(F3)" do lado direito do editor e duplo clique apenas da esquerda para a direita do helicóptero waypoint.
•    Definir a "Activation" deste waypoint para "Rádio Alpha".
•    Clique em "Effects" e depois "Type:" Text "," Text: "type em"Chopper, este é o esquadrão Bravo, estamos prontos para extração".
•     Clique “OK”
•    Selecione "Synchronize(F5)" e arraste uma linha de seu novo trigger para acionar o helicóptero do waypoint.. 

 Utilizar o rádio triggers é uma ótima maneira de coordenar ataques ou sinal para extrações quando você, e o seu esquadrão estão prontos para ele. Como sempre, é synchronize o botão que faz o trabalho. Tenha em mente que o A.I. Não dará sinal de rádio, desta forma, por isso você tem que estar no comando do esquadrão Agora, mais um trigger para a resposta do Blackhawk.

•    Volte para "Triggers(F3)" e criar um novo trigger na coordenada Ge71. " Axis a" e "Axis b" deve ser ajustado para 100.
•    Defina "Activation" para "BLUFOR", "Present", e ir para " Effects", selecione "Type:" Text: "e"Text: "Roger Bravo, faremos sinal de fumaça, e ficaremos a sua espera!
•    Clique “OK”

 Agora olhar para esta trigger. Certifique-se de que ela está centrada sobre a linha que segue o helicóptero, que seja deslocada para Geraldo, mas não tocar a linha que o helicóptero segue para chegar ao waypoint sul depois soltando-a. Arraste o trigger para ajustar a dimensão do seu "Axis a" e "Axis b" até que ele se encaixe.

 Agora, para criar o trigger que vai realmente acabar com a missão. Percorra a coordenada Ff65.

•    Posicione o cursor diretamente sobre a linha de seu helicóptero irá
        viajar para o seu último ponto do waypoint e duplo clique com o botão  esquerdo.
•    Este "Axis a" e "Axis b" também deve ser definido para 120. Defina " Activation" para "BLUFOR", "Present", "Type" "End # 1", onde ele diz: " Condition", depois ele diz que "esse" type "e obj1", de modo que toda linha deve ler "este e Obj1 "
•    Agora vá para "Effects", selecione "Track:"Short: Arma Magna Rock 1 "," Type: "Text", "Effect:" "BLACK FADED", e "Text:" Good Job! Geraldo é nossa! "
•    Clique “OK”

 

 Se você definir o "SEIZED BY" waypoint em Geraldo para "End # 1", a missão acabará quando você está no controle da cidade. Você também pode fazer uma "Lose" terminando a trigger se você falhar os objectivos.

 Salvar ("Tutorial B") e preview. A missão deve terminar quando o helicóptero chegar ao ponto de extração passa o trigger. A "e obj1" que acrescentámos na condição campo significa simplesmente que a missão não vai terminar (o trigger  não vai ativar) até que uma unidade BLUFOR (o Blackhawk) entrar na área e ativar a trigger.

 Quando você está de volta ao editor, dê uma olhada no canto superior direito da barra de ferramentas, onde se lê "Intel". Único a esquerda clique sobre ele. Este é o local onde você define as condições para a missão.

•    Para "Name:" coloque "Arma Tutorial".
•    Para "Description:" coloque "A minha primeira missão real"
•    A data eo clima você decide. Pessoalmente, não sou um fã de céu totalmente claro, mas missão e sua! pelo menos certificar-se de que a acção será diurna.
•    RACS refere-se a forças nativas. Uma vez que não há qualquer nesta missão, não importa o que você clica, mas provavelmente você vai acabar por utilizá-lo no futuro.

 (Certifique-se de que você deixe o botão superior, "Missão", isoladamente. Esse é o local onde se define as condições )para a intro e outro cenas, mas isso é outro tutorial  )

 Antes de deixarmos o editor, é preciso colocar os marcadores para informá-lo o que esta acontecendo na missão briefing. Vamos usar quatro marcadores para esta missão. Selecione "Markers(F6)" a partir do painel do editor.

•    Duplo clique com o botão esquerdo do mouse em sua airbase coordenada Ea63.
•    Em "Name:" coloque "base", para "Icon:" escolha "Start" e para "Text:" coloque "Sua airbase".
•    Clique “OK”.

 Coloque outro marcador quando você descer do helicóptero na coordenada Gd69. "Name:" "insert", "Ícon:" "Marker", "Text:" "Insertion Point".

 O próximo marcador deve ser (mais uma vez) no centro de Geraldo. "Name:" "town", "Ícon:" "Destroy", "Text:" "Capture the town".


 Marcadores são utilizados em Multiplayer para dizer ao engine do jogo onde será o respawn dos jogadores.

 O último marcador deve ser colocado para o ponto de extraction ao noroeste da cidade. "Name:" "extract", "Ícon:" "End", "Text:" "Extraction Point".

 Repare que se você clicar em qualquer uma das outras opções toolbar seus marcadores iram desaparecer. Eles só são visíveis quando a "Marker(F6)" está selecionada para evitar a desorganização do mapa.

 Bom trabalho, agora esta terminado com o editor para a sua primeira missão oficial! Salvar a missão como "ArmA Tutorial Final".



 Arquivos fora do editor

 Existem algumas tarefas fora do editor que é preciso fazer antes de completar a nossa missão. É necessário criar dois arquivos que irá fornecer informações para a nossa missão. Tanto pode ser feito no Bloco de Notas, ou outro editor de texto. O primeiro arquivo que vamos criar é o arquivo de descrição. Ele contém informações sobre a missão carregando mensagem na tela, o tipo de respawn, pontuação e algumas outras opções multiplayer. Estamos indo escrever apenas duas coisas na nossa, basta digitá-lo como ele aparece abaixo:

onLoadMission=“Take the town of Geraldo”;
respawn=4;

 E é isso. Certifique-se de colocar ponto e virgula no final (;) ou ele não irá funcionar.

 Agora, clique em Arquivo, Salvar Como, File Name: description.ext, salve como tipo: Todos os arquivos. Certifique-se de modificá-lo para salvar como tipo e salve-o na pasta onde esta a sua missão, que é provavelmente My Documents \ ArmA \ Seu Nome Usuário \ Missões \ Arma% 20Tutorial% 20Final.Sara.


 Veja o que é o arquivo:

 OnLoadMission é o que exibe na barra preta, enquanto a missão está carregando e respawn = 4 narra a missão de reaparecimento de jogadores no mesmo grupo dentro do esquadrão. Respawn válidos são:

0 = Sem reaparecimento (Respawn).
1 = Reaparecimento (Respawn) como uma gaivota.
2 = Reaparecimento (Respawn) de onde você morreu.
3 = Reaparecimento (Respawn) em sua base, é necessário criar um marcador com o nome base na missão.
4  = Reaparecimento (Respawn) do mesmo grupo.

 O próximo arquivo é o arquivo briefing. Isto é o que você lê no ecrã antes de iniciar a missão. Arquivos em Perspectiva estão no formato HTML como uma página da web. Existem vários programas, que irá ajudá-lo a fazer isto. Tenho desde o arquivo briefing para esta missão que pode ser usado como modelo para fazer seus próprios arquivos briefing. Basta copiar o software na mesma pasta com o description.ext todas em conjunto para rodar a missão

 A última grande coisa a fazer é voltar para a editor de missão e salvá-lo como um único arquivo multi-missão (use a exportação para singleplayer missão ou exportação para multiplayer missão quando você clicar no botão "Salvar"). Isto envolve-se o arquivo de missão, briefing e descrição dos arquivos em um tipo especial de arquivo chamado.Pbo, por isso certifique-se de não fazê-lo até sua description.ext e briefing.html serem feitos e estarem na mesma pasta do seu arquivo de Missão. Este arquivo.Pbo é o que o computador distribui aos amigos que você joga online. Se você desejar fornecer a missão de outros jogadores para tentar jogar, é preciso carregar o arquivo.Pbo em um servidor host onde as pessoas podem fazer o download deles.

 Ótimo, agora sua missão está completa de uma olhada. Você deve ter notado, no entanto, que ela esta um pouco vazia e estéril. Você pode resolver isso, acrescentando "vida" na sua missão. Estes são os elementos que não fazem parte da missão em si, mas vão ajudar a aumentar a realidade da missão. Vamos começar com a sua base. Precisamos acrescentar alguns soldados e veículos para dar a aparência de um grupo de trabalho em frente base. Vamos começar com alguns veículos. Selecione as "Units(F1)" e um duplo clique perto do bunkers no lado leste da base. Escolha "Side:" "Empty", "Class:" "Armored", "Unit:" "M1A1" para colocar um tanque lá. clique e arraste sem soltar, e gire a posição do reservatório como preferir. Adicionar outro tanque e um ou dois Stryker também. Coloque alguns Humvees estacionados e talvez alguns 5 ton trucks ao sul da base. Crie alguns soldados patrulhando usando waypoints (lembre-se ter o comando cycle!) E alguns soldados em pé ao redor do quartel. Nenhum waypoints para esses rapazes. Em sua "Initialization:" campo, tipo "removeallweapons" (não digite as aspas). Isto irá tê-los em pé ao redor desarmados. e objetos, veículos e acrescentar mais algumas coisas para base ficar funcional.

 Não se esqueça de adicionar alguns caracteres para a cidade de Geraldo. Ponha algumas tendas e mesmo um hospital ( "Side:" "Empty", "Class:" Objects "), para a OPFOR forças no Norte da cidade. Coloque em torno alguns carros civis e talvez até tenham alguns civis andando em torno da cidade. ("Units(F1)", "Side:" "Civilian"). Tente fazer alguns grupos de 1 ou 2 civis e criar alguns waypoints.   

 Se você quiser obter realmente realismo, você pode até ter carros na estrada viajando de uma cidade para outra, dando-lhes waypoints, e tudo que voce imaginar, agora que você sabe o básico!

 Mudar o nome da missão, em "Intel" a seção "Tutorial ArmA Final", assim você pode distingui-lo de outras versão por título.

 Uma vez que você tenha feito todas as alterações, salvar essa versão com outro nome do arquivo ", ArmA Tutorial Final", por exemplo, e, em seguida, certifique-se de copiar os arquivos de briefing e descrição nesta nova pasta antes de guardá-la como missão single ou múltiplayer e criar arquivo.Pbo.

 Agora você está pronto para fazer mais algumas missões. Uma vez que você tem uma boa versão salva de presente, sinta-se livre para modificá-la e ver o que você pode fazer!


 Algumas coisas a fazer:

• Defina a missão de noite: No "Intel", no canto superior direito da tela alterar a hora do dia, para cerca de 20 horas. Quando você carregar a missão, você vai notar que alguns dos seus homens não têm óculos de visão noturna (incluindo você!) Note que está faltando-lhes, e quando você voltar para o editor, dê um duplo clique sobre cada soldado que precisa deles e No seu "Initialization:" linha, tipo

this addWeapon "NVGoggles";

(adicionar as aspas desta vez!) Isto irá dar-lhes visão noturna! Você pode adicionar uma arma para qualquer soldado, desta forma, apenas certificar-se de que se você esta adicionando uma arma, você tem que tirar a arma primeiro por digitação.

RemoveAllWeapons presente;

 Depois do ponto e virgula, o tipo de arma o que você quer dar-lhes procure o seu nome no class name na página Wiki. Certifique-se de que você pode adicionar uma magazine em primeiro lugar, ou a arma terá início descarregadas. Separe cada arma e magazine com um ponto e vírgula e terminar com um ponto e vírgula

 Mudar de lado! Conjunto de todas as forças para agredir "OPFOR" e de todos os defensores de "BLUFOR". Você não pode fazer isso por grupo, você terá de trocar as unidades individualmente. Trocar os veículos também. Por exemplo, você poderia mudar o seu transporte a partir de um helicóptero UH-60 para um Mi-17. O BMP-2 em Geraldo iria tornar-se um Stryker. Você não tem que mudar alguma waypoints para isso, mas você terá de acionar todas as condições de trigger  "OPFOR" para "BLUFOR" e vice-versa.

 Ajustar o número de forças. A nivel agradável sobre esta missão é que a OPFOR e BLUFOR componentes da missão interceptam em apenas um ponto, o "Detectado por OPFOR" trigger no centro de Geraldo. Isto significa que você pode adicionar mais forças de ambos os lados, sem alterar a estrutura da missão. Adicionar mais OPFOR para a cidade e criar um segundo Blackhawk e BLUFOR esquadrão que viaja com o grupo. Lembre-se, você pode sincronizar vários grupos ou waypoints para acionar o mesmo! Se quiser, você pode adicionar mais OPFOR e, em seguida, mudar as suas "Probabilidade de presença:" para que você nunca saiba quais serão. Isto irá melhorar sua missão sem acrescentar muito trabalho.

 Mova a missão para outra cidade. Uma vez que você pode selecione e arrastar unidades e waypoints, movendo esta missão para outra cidade é relativamente fácil. Basta encontrar outra paisagem urbana que deseja libertar das forças OPFOR e arrastar todas as unidades de Geraldo e waypoints para ele. Você terá que ajustar os waypoints para se ajustar à área exata e possivelmente adicionar mais unidades, (Não se esqueça de passar seus marcadores também!)

 Em cada um destes casos, certifique-se de ajustar o briefing e description.ext para se ajustar os detalhes da nova missão, salvar a nova missão em arquivo diferentes e certifique-se de ter colocado cópias do briefing e description.ext  nesta nova pasta antes de salvar como uma missão single ou multiplayer.



Troubleshooting

P. Eu não tenho um briefing ou, respawn.

R: Você tem que ter certeza de que o briefing.html e description.ext estão em sua pasta da missão antes de guardá-la como única ou multi missão. Se você fez, você provavelmente salvou-o como o tipo de arquivo errado. Ao trabalhar com o Bloco de notas, sempre certificar-se de que você selecione "Salvar como tipo:" "Todos os arquivos", para que você não convertê-los para arquivos de texto. Se o mapa não percorrer quando você clicar nos links no briefing, certifique-se de que você digitou os nomes para os marcadores exatamente como eu listados acima.

P. "X" não funciona na minha missão.
A. O que você precisa para preencher o "x" acima, certifique-se de ter lido as instruções e segui-las completamente. Quando eu fiz este tutorial, eu criei uma missão, enquanto eu estava escrevendo e, em seguida, ela deu erro. Achei que eu ainda tinha de voltar e verificar algumas coisas para fazer a obra missionária, porque eu não tinha lido minhas instruções cuidadosamente! Não se esqueça de que você pode carregar a amostras de sua missão para verificar o seu trabalho.

P. Quando o helicóptero tenta descer (quer para inserção ou extração) ele apenas paira acima de mim e não desce na terra.
A. Você precisa estar no "GET IN" waypoint antes que comece a descer, avançe para o waypoint e ele vai aterrizar.

P. Quando o helicóptero cai no mar, antes de todos estarem fora, matando alguns dos meus homens.
R. Sim, bem… helicópteros estão um pouco estranho e faz coisas inesperadas no momento. Tudo nesta missão poderia se aperfeiçoar e ser melhorado pela utilização de algo chamado script, que são como pequenos programas que são executados dentro da missão. Depois de obter a melhor edição, você vai começar a descobrir como adicionar esses scripts nas várias edições locais e resolver alguns desses problemas.

P. "X" trigger não funciona.
A. O A.I. Nem sempre segue o waypoints exatamente e, portanto, pode perder um acionador. Teste com a colocação (Clique arrastar) ou "Axis a" e "Axis b" alterando os tamanhos até que ele comece a trabalhar.

P. Eu não posso aproveitar a cidade.
A. A regras escondidas para trigger de apreensão da cidade isso pode aparecer como lag por alguns minutos depois você pode não encontrar nenhum inimigo. Espere um minuto ou dois, e você deve ver a mensagem  "Objective complete". Da mesma forma, pode demorar um pouco para receber o "SEEK AND DESTROY" waypoint para mudar para o "GET IN" waypoint. Basta esperar um pouco e ele irá para o Cycle.

P. O helicóptero esgota o combustível e trava.
A. Voce deve ter marcado um lugar muito longo para capturar a cidade.

 Embora este seja apenas o começo de tudo o que precisam saber sobre a edição de missão, você já tem conhecimento suficiente para fazer missões simples e mais realistas, e as competências básicas necessárias para começar a criar mais complexas e interessantes missões. Lembre-se, se você ficar preso com alguma coisa, leia a página Wiki, procure os fóruns, ou use um dos programas disponíveis nos vários sites para Armed Assault.
 
 Obrigado pela leitura e boa sorte com a sua edição!


Tutorial em inglês por: Rick Rawlings
Tradução e edição de material por: FIREFOX

Comentários 

 
0 #9 maykil.cardoso 24-11-2012 21:55
como fasso para passar a fase guarnessa a ponte
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+2 #8 Rodrigo 29-08-2012 17:26
cara eu entro em alguns servers e tem a caixa de municoes com todas as armas e municoes
. qndo eu crio, tenho q coloca varias caixas :S
como faço para ter 1 caixa com todas as armas de cada classe
???
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0 #7 AJUDEM POR FAVOR 25-08-2012 14:28
Como configuro esta linha de comando?
0 = [this, 900, 0] execVM "vehicle.sqf";

Quero aumentar o tempo de reaparecimento dos veiculos
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0 #6 Servidor Guerrilheiros BRasil 24-08-2012 21:35
Venha conhecer o servidor do Guerrilheiros
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0 #5 RIPCORD 29-03-2012 22:40
Snstro oque é init.sqf
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0 #4 marcelo 26-02-2012 15:21
ola galera quero saber como virar administrador de um server online como faço?
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0 #3 Marcelo 24-01-2012 14:43
como que cria uma missao online de cop30 evolution blue? quero muuito aprender
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0 #2 snstro 04-11-2011 20:02
Dê uma pesquisada na seção de ajuda do forum. Caso não tenha nenhum post sobre o assunto, crie um para que alguem que tenha conhecimento possa te ajudar.
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0 #1 luca 04-11-2011 19:52
como faco pra fazer um respawn no multiplay
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